sexta-feira, 19 de março de 2010

Sertanejos pedem chuva a São José



Hoje é dia de expectativa para o homem do campo. É dia de São José. A espera ansiosa é pela chuva, que segundo a crença, caindo hoje, indica um bom inverno para a agricultura. É dia também de festa nas cidades que tem o esposo de Maria e pai de Jesus como padroeiro. Mas se depender das previsões dos meteorologistas, o sertanejo vai ter que rezar mais um pouco, pois o tempo vai estar estiado em todo o RN. Mas a fé do homem interiorano é grande, e a esperança maior ainda. A crença vem do fato de o dia de São José ser próximo da passagem do verão para o outono, quando naturalmente a possibilidade de chuva é maior. No Nordeste, o milho é plantado exatamente neste dia, e caso a chuva seja boa nos próximos três meses, a colheita na época do São João é farta.


“O devoto de São José é uma pessoa justa, porque ele era assim. Ele traz para os fiéis também o sentimento da esperança, a expectativa da chuva boa para o inverno”, explicou o padre Vicente Fernandes. O religioso ressaltou, porém, que a crença não deve ser radicalizada, a ponto de se tornar uma superstição. “É preciso ter cuidado. Caso não chova no dia de São José, o sertanejo não deve pensar que não vai haver, necessariamente, um bom inverno”.


Em março, até ontem, a situação ainda é pior. O mês é considerado o mais chuvoso na região Nordeste, mas até agora não choveu nem 20% da média, que é de 250mm. “Nós já havíamos alertado os produtores rurais que seria difícil, por exemplo, manter seus rebanhos com alimentação”, disse o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN(Emparn).As previsões dos especialistas dizem que o inverno de 2010 deve ser fraco de chuvas, assim como já vem se mostrando. “Além da instabilidade, há uma massa de ar quente atuando sobre o Nordeste, o que vem impedindo a formação de nuvens”, informou o pesquisador, sobre o motivo do baixo índice pluviométrico nos últimos meses. Para hoje, o tão esperado dia de São José, a previsão é de estiagem em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.