sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Município incentiva metodologias para desenvolvimento da Educação.
















O Município de Olho D'Água do Borges dentro de suas perspectivas de garantia de direito à cidadania credita a Educação como fator determinante para alcance de muitos objetivos e metas. Segundo dados publicados pelo MEC, na avaliação de 2009, o Município superou as metas projetadas pelo MEC para os anos de 2009 à 2011 para o ensino fundamental. Investimentos nos recursos humanos, gestão das escolas, adesão a programas de apoio ao processo de ensino/aprendizagem, transporte, fardamento e merenda escolar entre outras ações teem contribuído para esse resultado.
Melhorias nas estatísticas educacionais teem sido observadas, porém na população de 4.293 habitantes (IBGE-2010), 25% deste ainda são considerados analfabetos (MEC). Dado que motiva o Poder Público Municipal a trabalhar suas políticas com seriedade e vigor. À exemplo, o Programa Brasil Alfabetizado - PBA, que há dez anos é executado pelo Município, ganhou reforço no planejamento e implantação de suas ações em 2011.
A equipe do Programa foi selecionada e fomentada para conduzi-lo com êzito, Conta com 06 coordenadores, sendo 03 para zona urbana e 03 para o campo, 54 professores, dos quais, 37 atuarão em turmas urbanas e 17 lecionarão no campo, sob a gestão da Secretária Municipal de Educação Antonia Morais e a Técnica Rita Aldeijane. O Cronograma do Programa teve continuidade na Capacitação dos Coordenadores e Professores no período de 10 a 15 de Janeiro de 2011 na Escola Municipal Antonio Carlos de Paiva, a formação deu-se pela mestranda em educação Antonia Morais, os Pedagogos Escolástico Paulino e Consuelo Almeida, o Assistente Social Valter de Sousa e a Psicopedagoga Emiliane Leite.
Neste último dia 27 ás 18;00 aconteceu a Aula Inaugural com a presença de todos os alunos, professores, coordenadores, autoridades locais com destaque para o Prefeito Municipal José Jackson Queiroga, que tem se empenhado neste Programa como fiscalizador e motivador: "Olho D'Água está vivendo um tempo de grandes oportunidades para melhorar a vida das pessoas, todos nós fazendo nossa parte alcançaremos resultados, além de satisfação profissional e pessoal, uma melhor qualidade de vida", contemplou o gestor municipal em sua fala. Jackson deixou claro seu comprometimento em acompanhar o desenvolvimento do PBB, quando além dos incentivos a autoestima dos participantes, mostrou que conhece toda metodologia e estrutura física onde funcionarão todas as turmas na cidade e no campo, pedindo também a fiscalização das ações governamentais através da participação popular e controle social, estimulando um modelo de gestão transparente.
Foi feita a entrega do material escolar aos alunos e na ocasião professores e coordenadores encenaram uma adaptação de uma piada popular, que conta a cômica história de um casal que não sabia lê em um restaurante e não sabendo interpretar o cardápio observava os demais e não teve uma boa estadia no local, a moral da história foi que o casal tornou-se alunos do PBB e contando a experiência a sua professora aprenderam muitas coisas sobre como comportar-se em um restaurante e já lendo conseguiram melhorar suas relações pessoais e orientar-se no cotidiano social com mais sucesso. Aplaudidos pelos alunos, os professores e coordenadores agradeceram a presença de todos, que lotaram o espaço em uma noite chuvosa, refletindo no interesse da população em ser alfabetizada.
Em tudo isso, sabemos que os primeiros a ganhar serão os alunos, profissionais e o Município, respectivamente. Colaborando para diminuição, quiçá, extinção da taxa de analfabetismo em nosso Município.

















AULA INAUGURAL DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
ALUNOS, COORDENADORES, PROFESSORES, TÉCNICOS
E AUTORIDADES LOCAIS.














ALUNADO COMPARECEU EM MASSA E
ENCHEU DE MOTIVAÇÃO A EQUIPE DO PBA
DE OLHO D'ÁGUA DO BORGES.















ENCONTRO DE COORDENADORES E PBA
NA COMUNIDADE RURAL DO BREJO -
PREFEITO JACKSON PARTICIPANDO DOS
TRABALHOS.















CARAVANA MUNICIPAL DO BRASIL ALFABETIZADO
VISITANDO AS TURMAS DO CAMPO















PREFEITO ACOMPANHA OS TRABALHOS
DA EQUIPE DO PBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.