quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A ESPERANÇA NÃO ESPERA, TRANSFORMA.


SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE A DENGUE:

Informação
Sensibilização
Participação
Trabalho Integrado
Conscientização


Em praça pública Palestra e Teatro



Agente de Saúde Pública Ubiratan Paiva dá aula de como Prevenir e combater a dengue.

Todos atentos... a dengue é problema para todos
Grupo de Teatro formado por Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos da Saúde e Educação se preparando para apresentação da peça "O FIM DA PICADA".
*Blog: Parabéns pessoal pelo esforço e dedicação vocês são realmente dignos de aplausos.

Um resgate cultural ...

...Um espetáculo de Boa Vontade.

Um tempo feliz...acorda para semear a arte, a informação e assim educar para a saúde.

No dia seguinte...cedinho, e a turma já no ponto para a dengue afastar.


A criançada empolgada para participar.

*Blog: cresce um orgulho no peito em ver e sentir tanto desejo deles em fazer parte, fazer sua parte, disso tudo a esperança muda de contexto, deixa de ser a última para morrer e passa a ser a certeza, que estes pequenos, mais já cidadãos de direitos e também de deveres, querem, e farão muito por dias melhores.
Energia, disposição, sinceridade e alegria para ensinar a muitos veteranos na vida.

Enfermeiro Dilberto ajudando seu Gabriel a entender a dengue, que observava a passagem do Mutirão de Combate a Dengue em sua rua.


"Sai mosquito, sai mosquito, não pouse aqui". Quem canta os males espanta, já diz o ditado.

Lição 1: COMO COMPREENDER OS CAMINHOS PARA EDUCAR.

Lição 2: QUE SÍMBOLOS ESTÃO ENVOLVIDOS EM UMA TROCA

Lição 3: DISCUTIR RESPEITO A VIDA NÃO É SISTEMA, É ECOSSISTEMA, O MEIO AMBIENTE AGRADECE.

Quem participou do Posto de Troca dando uma bela lição de cidadão consciente foi o Sr. Zé Gonçalo: "Ouvi o carro avisando da troca, achei interessante e só no meu muro deu pra juntar essa tralha toda(falando do carro de mão que trouxe cheio de garrafas plásticas e de vidro, pneus, latas e baldes velhos que entulhavam seu quintal), ganhei coragem e num é que fiz uma faxina boa". Sr. Zé trocou tudo por 03 Kits escolares e 03 bonés, brindes doados pela ONG Vale Verde (coordenadora do Projeto de Recomposição de Matas Ciliares do Município). Satisfeito e entusiasmado Sr. Zé deixou todos orgulhosos pelo gesto.

E a criançada então, entendeu direitinho o objetivo do incentivo. Um dos objetivos é que as pessoas observassem o quanto de lixo perigoso à qualidade de vida mantém em suas residências e pior ainda quando se "livram" do problema jogando em terrenos baldios, que acumulados em grande quantidade transformam-se em enorme problema de saúde pública dificultando o controle de pragas e males. O posto de troca funcionou como um vetor para as pessoas perceberem que lixo não é o processo final de tudo, os problemas não param em somente "jogar", lixo deve ser separado, bem armazenado para depois ser coletado e destinado a tratamentos, que os município tem feito conforme sua realidade e os mais interessados estão buscando alternativas viáveis que tragam mais segurança ao meio ambiente, quanto a minimização de impactos. Como é caso do nosso, que vamos conseguir melhorar o tratamento e destino de resíduos sólidos através de um aterro controlado. Portanto, é uma questão bem mais complexa, do que comparar o valor e a significância de uma ação dessa, vários município vem tentando educar sua população a colaborar com o sistema de coleta seletiva (uma realidade que vamos viver em breve e precisaremos de muito otimismo e colaboração de todos os segmentos sociais) por exemplo, e para isso buscam infinitos tipos de parcerias e incentivos, que teem funcionado, a população tem aderido bem, por que não fica no dever somente, as pessoas se sentem protagonistas reconhecidas. Há ai um paradoxo interessante, entre alguns leigos do atual contexto do valor do lixo e os que já identificaram o lixo como alternativa bem rentável de negócio, e essa não é uma realidade só nos grandes centros urbanos, pequenos municípios embora pense-se não possuir quantidade de lixo suficiente para isso já avançaram nessa perspectiva. Um bom exemplo bem próximo da gente é o Município de Lucrécia, lá uma cooperativa de seleção de lixo tem mudado a vida de pessoas gerando emprego, do Município melhorando sua qualidade de vida e do meio ambiente melhor conservado. Outros municípios tem se consorciado para administrar os destinos do lixo. Veja, que a sociedade está estudando e encontrando meios para viver de maneiras cada vez mais sustentáveis e o ponto de vista de que pegar ou manter contato lidando com "lixo" está bem ultrapassado. Melhor assim, que se ultrapassem os conceitos que atrasam a humanidade, afinal, se optamos pelo progresso mais que ele aconteça de forma inteligente, consciente, coletiva e sustentável.

E olha ai o PROJOVEM de Olho D'Água, cheios de potenciais, cumpriram mais que tarefas na Gincana de Combate a Dengue. Deram um show de cidadania, conhecimento, segurança e liderança. Na imagem a Equipe Preta ao lado da Coordenadora do PROJOVEM e do PETI no Município Aparecida Sales (Ela de branco e de pé, é a competência em pessoa, junto com os demais profissionais do CRAS tem feito um trabalho valoroso desde as primeiras turmas que coordena, sempre pronta e otimista para engajar parcerias em todas as ações do Município ela merece nossos parabéns... essa Pedagoga que deveria ser Assistente Social também!!!)

Aqui a Equipe Dengue Zero, talentosos e inteligentes surpreenderam as expectativas de participação. A premiação aos participantes da Gincana foi um rodízio de pizzas no Restaurante da Praça Pedro Feliciano, patrocínio da Prefeitura Municipal.

A comissão que julgava as tarefas extensivas formada por técnicos das Secretarias do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Luan Kennedy e Edivânia Oliveira) e da Saúde (Enfermairas Nahama Costa, Leana Sales e a ASC Wilma )com a presença da Secretária Municipal da SEMTHAS e Técnico Assistente Social e Presidente do COMDICA, Laedna Dias e Valter Batista, respectivamente.
Nossos Agentes Comunitários de Saúde, que em toda semana de combate a dengue pediram apoio da população para receberem eles em suas casas e permitam que façam seu trabalho, o mesmo foi o pedido dos Agentes de Endemias, que precisam entrar nas residências para fazer o controle de Endemias, dentre elas a DENGUE.

Nas tarefas extensivas de criação de uma peça informativa de combate a dengue, os PROJOVENS dinamizaram a coisa com direito a interação de cenas, cenários bem articulados, movimentação de cenas, empenhados mesmos.Parabéns meninos e meninas.

Sem falar nas trocas de Figurinos. Um capricho.

Digno de parar, contemplar e segurar o queixo.

Caracterizaram mosquitos que aterrorizaram nossa consciência e não ficar alerta, sabendo da ameaça que é esse bichinho, que como dizia uma das peças dos grupos "tAmAnHo NãO É dOcUmEnTo".

Não vamos relaxar, a Semana de Combate a Dengue encerrou suas ações intensivas, mas a luta continua no Município todo. Nesta próxima semana as escolas da zona rural iniciam suas campanhas de combate a dengue com apoio dos Agentes de Endemias ministrando palestras, Agentes Comunitários de Saúde encenando peça teatral, professoras trabalhando prevenção na didática e metodologia das aulas. E com o início das aulas nas escolas na zona urbana alguns projetos já estão sendo encaminhados por professores.

DENGUE, SE VOCÊ NÃO SE CUIDAR O BICHO VAI PEGAR!!!!!

Paródia do Xote Ecológico de Luiz Gonzaga
Cantada nos espetáculos do Grupo de Teatro dos ACS.

Não vamos descuidar, não vamos descuidar
A dengue está ai e até pode matar
Se você descuidar o bicho vai pegar
Mais com informação fica fácil evitar

Cadê a sua casa como é que está
Garrafas e pneus vamos evitar
O lixo amontoado não pode ficar
Com esse mosquito vamos acabar

A Coordenação do evento saúda em agradecimentos: a Prefeitura Municipal, aos secretários, técnicos e profissionais de todas as secretarias municipais, ao CRAS, ao PETI ao PROJOVEM, ao Instituto Educacional Ana Fernanda, aos A. C. de Saúde, aos Agentes de Endemias, aos motoristas e funcionários da limpeza pública, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, aos Conselhos Municipais, a população em geral.

EM OLHO D'ÁGUA DO BORGES TODOS JUNTOS CONTRA A DENGUE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.