terça-feira, 31 de maio de 2011

Olho D'Água do Borges implanta Conselho Municipal do Idoso.

Nosso Município é o segundo do Estado a tomar mais um passo em defesa da pessoa Idosa. Em 31 de maio de 2011, às 10:00 horas no Auditório da Prefeitura Municipal aconteceu a 1ª reunião extraordinária do Conselho Municipal da Pessoa Idosa para sua implantação, seguindo orientações da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos foram convidados a indicar 01 titular, 01 suplente conselheiros os seguimentos: (Poder Público Municipal) Secretaria Municipal da Saúde, SUS, Secretaria Municipal Do Esporte, do Turismo e Lazer e Secretaria Municipal do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, CRAS, (Sociedade Cívil Organizada) STR e Pastoral da Pessoa Idosa, e 02 representantes da Melhor Idade, o Sr. Chico Mossoró e Sra. Benta Medeiros. Uma das pautas foi a eleição do Presidente e Secretário do Conselho, eleitos respectivamente para o primeiro mandato o Assistente Social Valter Batista e Professora Especialista Aposentada e Coordenadora de Grupo Pastoral da Pessoa Idosa Lubes Maria Barros. Através de um conselho municipal várias políticas públicas poderão ser viabilizadas dada a categoria do município em ter instalado e efetivo um conselho em defesa do Idoso para fiscalizar e deliberar sobre o protagonismo social, do bem estar físico, cognitivo, emocional e todos os direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso. Portanto, além de muitas outras ações desenvolvidas pela gestão municipal em busca da melhoria da qualidade de vida de nossos Idosos, comemoramos essa étapa, que repito, apenas dois municípios do Estado do RN estão implantando seu Conselho, isso demonstra a preocupação em estarmos preparados para acolher com cidadania os cidadãos que estão entrando na faixa etária de Idoso, atualmente temos 15% de nossa população idosa, o Assistente Social Técnico da SEMTHAS Valter Batista citou bem: " esse dado estatístico é algo a se valorizar, afinal não quer dizer: em Olho D'Água só tem idoso, e sim, que temos uma boa expectativa de vida, provavelmente a longo prazo estaremos comemorando ainda mais se todos os Idosos tiverem também bons cuidados por partes de seus cuidadores, em maioria familiares".
A atuação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa como de todos os outros conselhos municipais deve-se em parte pela participação efetiva de seus conselheiros, porém a sociedade por completo precisa interessar-se pelo o que é? e como atua? para juntar força e conhecimento na luta em defesa da pessoa Idosa.

Postaremos posteriormente imagens do acontecimento, o mesmo não se fez por problemas técnicos, os quais nos empenharemos a resolver o mais breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.