sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Modalidade Jiu Jitsu é implantada no Município de Olho D'Água do Borges/RN.


O que é Jiu Jitsu?

O jiu-jitsu ou jiu-jítsu, também conhecido pelas grafias jujutsuou ju-jitsu (em japonês 柔術, transl. , "suavidade", "brandura", e jutsu, "arte", "técnica" [1]) era uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os samurais (bushi) usavam armaduras.

Basicamente no Jiu-Jitsu usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente)

Benefícios do Jiu-Jitsu :
- Diminui o stress;
- Defesa pessoal tanto para homens quanto para mulheres;
- Desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos;
- Aumenta a auto-estima, auto-confiança e desenvolve o caráter, (esporte de conquista individual);
- Trabalha e define o corpo, como os braços, abdômen e quadril, tanto em homens quanto em mulheres;
- Aumenta a resistência do organismo;
- Acelera o metabolismo- Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
- Aumenta a flexibilidade;
- Aumenta a coordenação motora;
- Aumenta os reflexos;

Quem deve fazer?

- É indicado para quem procura um esporte que trabalhe simultaneamente o físico e o mental, costuma se dizer que o jiu jitsu transforma garotinhos em homens de bem e bom caráter.
- É indicado para pessoas que tenham como objetivo aumentar a capacidade cardiovascular, evitando riscos futuros de problemas cardíacos ou respiratórios, pois exige bastante condição física do praticante, porem se atingem níveis avançados de condicionamento físico em etapas, qualquer pessoa pode atingir níveis avançados de condicionamento físico basta determinação.
- Crianças devem praticar o esporte, a idade mínima varia entre 5 á 8 anos. Ajuda no crescimento e desenvolvimento corporal, mental (disciplinar) e também é recreativo tornando-se um diversão afastando os jovens das drogas, cigarros e bebidas, tendo em vista que os lutadores sempre são disciplinados com a alimentação e descanso.

O Jiu Jitsu em Olho D'Água do Borges.

Iniciaram neste dia 19 de Agosto de 2011 as aulas de Jiu Jitsu para Crianças e Adolescentes em Olho D'Água do Borges. Através da Secretaria Municipal dos Esportes, do Turismo e do Lazer (SEMTUL) os alunos dos Programas PETI e PROJOVEM ADOLESCENTE de Olho D'Água do Borges estão inseridos em mais uma atividade socioedudativa. A proposta é alcançar os benefícios da prática dessa arte marcial colaborando para a melhoria de aspectos fisiológicos e sociais, refletindo no aumento da autoestima, autoconfiança, autocontrole, capacidade física entre outros. As aulas estão sendo ministradas pelo Graduado em Turismo (UERN) e Atleta de Jiu Jitsu Isaias dos Santos Nunes, o mesmo já competiu a nível de Seleção Brasileira em competições Internacionais e no cenário nacional em várias outras no Estado do Rio Grande do Norte e outros Estados da Federação, trabalhou em projetos para Crianças e Adolescentes na Cidade de Mossoró. A Coordenação do trabalho está por conta da Assessora Técnica da SEMTUL a Educadora Física Líssia Farrures e da Coordenadora dos Programas PETI e PROJOVEM a Pedagoga Aparecida Dias. A infraestrutura completa necessária para a execução das aulas está sendo adquirida, enquanto isso o espaço da Academia Pública está sendo utilizado para o início do trabalho. Esperamos melhorar a vida das crianças e adolescentes com mais essa ação, empiricamente já observamos a satisfação dos participantes, que até então só conheciam a modalidade através da mídia, às vezes, conturbando os valores entrelaçados na filosofia do Jiu Jitsu, a qual será ensinada para contribuir com o desenvolvimento global dos alunos. O Município deseja ampliar as aulas para outros públicos na comunidade em geral através das atividades realizadas na Academia Pública, principalmente para o público masculino objetivando a promoção da saúde do homem.

PROJOVENS e Professor Isaias (de branco ao centro da foto)

Demonstração de movimento de defesa pessoal.


Professor e Atleta de Jiu Jitsu Isaias e Aluno PROJOVEM José.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.