quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Gestão da Merenda Escolar em nosso Município.



O que é o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar?
Foi criado em 2004 com o objetivo de  avaliar, selecionar e, principalmente, dar visibilidade a boas práticas de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar também conhecido por programa de merenda escolar. O objetivo da metodologia de avaliação é identificar exemplos criativos e inovadores da gestão do PNAE para que por meio de divulgação ampla outras prefeituras possam adotar essas práticas e aprimorar seus sistemas de administração.
Para que se conheçam as práticas que vêm sendo adotadas nos municípios.
Os exemplos de práticas que deram certo, muitas vezes simples e criativas, podem ajudar a solucionar problemas de outros municípios e com isso gerar um movimento virtuoso em relação de gestão eficiente do programa de merenda escolar.
O Prêmio também é uma estratégia importante para a valorização das boas administrações públicas na área de alimentação escolar. 
O primeiro passo é o de convidar todas as prefeituras brasileiras a participar da premiação. Todas as prefeituras brasileiras podem participar!
Depois, é só preencher o formulário de inscrição o que pode ser feito em papel ou via Internet.  Nesse momento é que o município a prefeitura tem a oportunidade de informar o que acontece em sua cidade, fornecendo dados detalhados sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
O processo de avaliação dura cerca de 5 meses para ser concluído e envolve várias etapas e muita gente! Primeiro há o trabalho de sistematização das informações enviadas, depois a avaliação quantitativa seguida da avaliação análise qualitativa das experiências apresentadas; as cidades mais bem avaliadas recebem uma visita técnicas, in loco, para a checagem definitiva das práticas.
Uma comissão julgadora composta por especialistas e professores das áreas de nutrição, educação, administração pública, políticas públicas, economia e desenvolvimento local acompanha e delibera sobre todo o processo.
Desse trabalho sai a lista dos municípios premiados.  Para ser premiada, a prefeitura tem que cumprir todos os requisitos necessários para uma boa administração

VEJA COMO OLHO D'ÁGUA DO BORGES  

É RECONHECIDO NESSE PRÊMIO:

 Nosso Município  ganhou o certificado de participação no ano de 2009. Agora em 2012 foi selecionado através do projeto inscrito nessa edição. Isso é comemorado por toda equipe responsável pela gestão da merenda escolar representando os que fazem, a Secretaria da Educação, as Escolas e Municipais, o Conselho Municipal da Merenda Escolar, e próprio o Gestor Municipal.

Medidas importantes foram tomadas pelo Município para alcançar o reconhecimento da busca para melhorar a qualidade de vida dos escolares, refletindo na área da Educação.

A municipalização da Merenda Escolar do Nível de Educação Fundamental;
A contratação de um Profissional da Nutrição;
A Capacitação  dos profissionais (merendeiras);
Ações de reconhecimento e valorização das merendeiras;
Elaboração de cardápios regionais por profissional habilitado, respeitando a vocação agrícola local;
A criação de um setor de compra, armazenamento e distribuição dos itens da merenda escolar;
Seleção de fornecedores;
A viabilização da compra direta de produtos (carnes, verduras, hortaliças, frutas, derivados do leite, ovos entre outros) da agricultura familiar local, através da parceria de recursos municipal e do PNAE, do Programa Compra Direta do Governo do Estado (Polpa de frutas, ovos, mel, bolos);
A melhoria e adequação das instalações físicas e equipamento das cozinhas das unidades de ensino da zona urbana e rural, assim como fardamento e equipamentos para proteção individual ; 
A parceria com as demais secretarias municipais, como: 
- Secretaria da Saúde Pública: acompanhamento do SISVAN, atividades dos Profissionais  do PSE nas escolas com orientação nutricional, parceria com a Coordenação da Vigilância Sanitária.
- Secretaria dos Esportes: realização da medição e classificação do Estado Nutricional dos escolares. E demais Secretarias com ações diretas e indiretas.

  Entretanto, esforços somam-se e a luta é contínua para acontecer adaptação aos cardápios constituídos por alimentos bem mais saudáveis e adquiridos, em sua maioria, produzidos no próprio município.

"Imagens  falam mais que palavras".


Dra. Danila Suassuna  Nutricionista responsável  Técnica pelo Programa - Profissional comprometida com atuação comprovada, persistente em quebrar as resistências, vigilante em avaliar a manutenção das práticas de segurança alimentar e nutricional, antenada com a regionalidade e dinâmica na aplicação dos produtos disponíveis na região e principalmente no Município. Parabéns Dra. Danila pela sua dedicação, já se sinta premiada, pois todo trabalho realizado ao longo desses anos já colheu muitos frutos saudáveis para o estilo e qualidade de vida dos cidadãos olhodáguenses.

Capacitações realizadas no local de trabalho das merendeiras.
Passo a passo prático dos conhecimentos adquiridos.
Às Merendeiras do Município: as grandes responsáveis pelo sabor de cada merenda servida e apreciada por nossos escolares, que venha a recompensa  do trabalho diário de todas.
Apresentação dos pratos de uma das capacitações.


Compartilhando as lições.

Prefeito Jackson Queiroga (De pé na foto ) com Produtores e Agricultores do Município que participam do programa Compra Direta assinando novos contratos para fornecimento de itens para compor o cardápio da merenda  das escolas públicas municipais com supervisão de uma Nutricionista ( Dra. Danila Sussuna) elaborando cardápios, treinando merendeiras e supervisionando a aplicação da alimentação escolar podendo selecionar itens produzidos diretamente no município como:
 
hortaliças, verduras e legumes produzidos com técnicas orgânicas ( Os Agricultores são certificados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA sendo o 2º município do estado a receber esta certificação) para compor um sistema de oferta de alimentação saudável específica para colaborar com desenvolvimento das crianças e adolescentes objetivando influenciar na boa forma de seus hábitos alimentares. O PNAE - Programa Nacional da Alimentação Escolar que fomenta o fornecimento de merenda escolar tem praticamente 100%  de seu recurso investido no Compra Direta em nosso Município,  coordenado pela Secretaria Municipal da Educação também contribui  com a cadeia produtiva local gerando renda e aquecendo o setor econômico.

     GOSTARÍAMOS DE INFORMAR A NOSSOS LEITORES, QUE O MUNICÍPIO DE OLHO D'ÁGUA DO BORGES PARTICIPA DESTA EDIÇÃO DESTE PRÊMIO COM MUITO ENTUSIASMO PELA CLASSIFICAÇÃO JÁ ALCANÇADA:


- DE TODOS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS INSCRITOS (MAIS DE 500);
- 46 FORAM SELECIONADOS;
- NO NORDESTE APENAS 4 DESSES;
- NO RIO GRANDE DO NORTE O MUNICÍPIO DE OLHO D'ÁGUA FOI O ÚNICO FINALISTA!

Nesta última quinta-feira dia 3O de Agosto o Poder Público Municipal foi informado,que chegaria ao município dia 3 de Setembro dois fiscais do FNDE para realizar inspeção nas unidades de ensino da zona urbana e rural, assim como em todo o processo de gestão da merenda escolar. Um fato a ser comemorado por toda a equipe gestora municipal pela feliz notificação de ser o único município do Estado a estar passando por esta etapa do Prêmio, que será entregue a 31 municípios brasileiros. Portanto, aguardaremos otimistas com confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido, logo  seja divulgado o resultado estaremos dividindo com todas famílias olhodáguenses que tem seus filhos em nossas escolas e são público de nossas políticas para o bem estar da população de hoje e de amanhã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.