Com o objetivo de promover e disseminar a educação ambiental no Rio Grande do Norte, o consagrado projeto de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – Idema, "Caravana Ecológica", desembarcá dia (09/10) no nosso município.
Na oportunidade, a equipe do Idema irá desenvolver junto à população destes municípios, atividades educativas e recreativas como teatro, contação de estórias, cinema na praça, oficina de artes, biblioteca infanto-juvenil, espaço ciência, mini-cursos de educação ambiental, palestras, oficinas de reciclagem e plantas medicinais, atividades de microscópio, confecção de terrário, capacitação para a utilização de GPS e decibelímetro, cursos de capacitação para professores, turismo ambiental e central de atendimento itinerante do órgão.
De acordo com a subcoordenadora de educação ambiental do Idema, Silvana Gomes, a Caravana Ecológica cria condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região. "Queremos percorrer o interior do Estado com o objetivo de sensibilizar as comunidades quanto à problemática socioambiental existente no Rio Grande do Norte", afirma a educadora.
Fundamentado na dinâmica social que inclui aspectos políticos, econômicos, culturais, sociais e éticos, cujo processo se define e redefine continuamente pela mediação da gestão ambiental, o projeto torna possível à população o acesso a informações relacionadas ao meio ambiente, contribuindo para a mudança de hábitos quanto à degradação ambiental e interiorização do atendimento à sociedade.
A iniciativa "Caravana Ecológica" teve início em 2005, percorrendo e atendendo diversos municípios potiguares até 2008. Paralisado desde então, o projeto foi retomado agora pela nova gestão do Idema. A Caravana é um valioso instrumento de promoção de educação ambiental do órgão, que vem trabalhando sério para a consolidação do desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.