domingo, 18 de outubro de 2009

Astrônoma da Nasa virá para 15ª edição da Cientec

A UFRN comemora este ano a XV edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC. A mostra abordará o tema “Arte, Ciência e Tecnologia: descubra o seu universo” a ser realizada no período de 19 a 24 de outubro, na Praça Cívica do Campus Central da UFRN.

A abertura será marcada pela palestra “Do Big Bang aos Humanos”, ministrada no dia 19, às 19h, no auditório da Reitoria pela Dra. Duília Fernandes de Melo, astrônoma e astrofísica brasileira com reconhecimento internacional.

Atualmente morando nos Estados Unidos, ela é doutora em Astronomia pela USP, professora da Universidade Católica (CUA) e pesquisadora associada do GSFC/ NASA, onde trabalha desde 2003. A cientista foi responsável pela descoberta da Super Nova SN 1997D, no Chile em 14 de janeiro de 1997. Além disso, participou da descoberta das Bolhas Azuis, enormes bolhas de gás conhecidas como “orfanatos de estrelas” por darem origem a estrelas fora das galáxias.

Durante toda a semana serão promovidos 25 eventos, dos quais destacam-se a Exposição de Darwin – Vida: adaptação e plasticidade, a Mostra da Marinha do Brasil, Atelier de Galileu, Exposição do Museu Câmara Cascudo, IV Seminário de Iniciação e XX Congresso de Iniciação Científica, cuja a abertura coincidirá com a da CIENTEC. Uma das novidades deste ano é a Exposição CIENTEC XV, que vai resgatar a memória do evento de uma forma interativa e divertida, contando com tecnologia de ponta somada à visão artística que envolverá o visitante na história da Cientec.

A CIENTEC dará ênfase também à sua programação cultural, cuja versatilidade e riqueza são dadas não apenas pela produção da Universidade, como também pela abertura para artistas sem vínculo com a instituição. Entre os vários eventos que serão promovidos podemos citar a apresentação do cantor Lenine, que encerrá a mostra deste ano em grande estilo com o show Labiata, e o Festival Universitário da Canção, que contemplará o grande público com a eliminatória, no dia 20, e a grande final no sábado, dia 24.

Vários artistas locais também se inscreveram para apresentar seus trabalhos no minipalco da Cientec, que vem contribuindo a cada ano para a descoberta de novos talentos da música no Rio Grande do Norte. No auditório da Escola de Música será realizada uma Mostra de Dança, com a participação de 18 grupos, incluindo os da própria Universidade. Já na Capela do Campus serão feitas as apresentações do Festival de Corais e Música de Câmara, do dia 21 a 23 de outubro. O objetivo é mostrar a produção dos grupos da UFRN e do Estado.

Para encerrar as noites da CIENTEC serão realizadas várias apresentações no grande palco, localizado na Praça Cívica. No decorrer da semana ocorrerão as apresentações de grupos como: Big Band Jerimum Jazz, Octo Vocci, do poeta popular José Martins, artistas do Projeto Esquina Brasil, os grupos de dança da UFRN, entre outras atrações.

Fonte: tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.