sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CENTRO DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR DA AGRICULTURA FAMILIAR E MOTIVO DE IMPASSE.


Tanto a população de Olho D'Água quanto os Feirantes da Agricultura Familiar associados na AFAFA aguardavam a conclusão da Praça Pública onde realizaria-se a Feira da Produção Agroecológica aos Domingos e funcionaria diariamente o CENTRO DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR DA AGRICULTURA FAMILIAR, onde a produção ficaria disponível diariamente para a população comprar. Um projeto de infraestrutura adquirido através da Prefeitura Municipal com apoio do Ministério do Turismo.
A Feira Agroecológica funciona no Município há 04 anos desenvolvida em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Feirantes da Agricultura Familiar (AFAFA) e Prefeitura Municipal, o objetivo inicial foi resgatar a Feira Livre no Município, a qual, não acontecia há vinte anos, além de criar um espaço de comercialização da produção das hortaliças, frutas, legumes, raízes, derivados do leite culinária regional entre outros produzidos organicamente sob Orientação e Assistência Técnica da ONG ATOS fomentado através do PDHC. Nesses 04 anos a Feirinha como é chamada conta com a participação de 23 feirantes, noticiada na imprensa como projeto pioneiro na região e de grande aceitação popular. O local de realização foi inaugurado em frente à Praça Central (onde funcionou a antiga feira), com a reforma da mesma o espaço foi inviabilizado, e transferido para a Rua Antonio Pinto em frente a sede do STR. Portanto, sempre funcionando ao ar livre, porém aproveitando a arborização que o local dispunha.
Feirinha na Rua Antonio Pinto
O Poder Público Municipal acreditou nessa iniciativa e pensou em garantir uma infraestrutura adequada as necessidades dos feirantes. A partir de então demoliu o antigo açougue público (na forma da lei proibido de funcionar) para aproveitamento da boa localidade e construiu a nova Praça.
A área da Praça dispõe de espaço planejado para colocar as barracas, prédio para armazenamento de produtos, banheiros, local para jardinagem
bancos, e estacionamento.


Centro de Apoio ao Pequeno Produtor da Agricultura Familiar

Prédio de apoio ao Pequeno Produtor.

O impasse agora é que o local deveria receber os Feirantes neste Domingo 22 de Janeiro, porém os mesmo levantam a questão de o local não dispor de sombra para acomodar a circulação e permanência da população nas barracas das comidas, e também a iluminação excessiva comprometer as hortaliças e verduras.
No entanto, a Prefeitura Municipal tenta sensibilizá-los de que há muitas possibilidades para contornar o fato inicialmente, já que a arborização do local levará algum tempo (natural) para promover proteção da luz solar, e não poderíamos deixar de utilizar um espaço viabilizado para ampliar e melhorar a infraestrutura da Feira. Para isso, o Poder Público Municipal convocou reunião com a AFAFA e seus associados para discutirmos e pensarmos alternativas de acabar com o “impasse”, afinal, somente agora depois de concluído e pronto para funcionar surgir essa “rejeição” por algo que era tão aguardado por todos, já que toda população: produtores e consumidores seriam beneficiados. Vamos acompanhar e o resultado estará disponível neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.