terça-feira, 5 de junho de 2012

Agora estamos na TORCIDA!


O Município de Olho D'Água do Borges concorre pela 3ª vez ao Selo Unicef Município Aprovado, sendo Campeã na edição 2006. Nesta Edição 2009-2012 o Município melhorou seus indicadores de gestão de políticas públicas,impacto Social e realizou todas as etapas do eixo de participação social com isso espera que os outros 72 Municípios que fazem parte de seu grupo de avaliação tenham melhorado seus indicadores para com isso obter a meta de pontuação verde e/ou superá-la.

A etapa final de execução da metodologia Pró-Selo para os municípios se dá com a realização do II Fórum Comunitário. Olho D'Água do Borges realizou no último dia 01 de Junho de 2012 seu II Fórum recebendo a visita da Mediadora do Selo UNICEF Keluska Lima, que não tem a responsabilidade de avaliar o Fórum e sim de  acompanhar  o que está sendo feito nele e recolher toda documentação exigida pelo Selo UNICEF (Docs do Conselho Tutelar, do CMDCA e relatórios/produtos das ações dos eixos temáticos). 
A Mediadora do Selo Keluska Lima foi recebida pelo Prefeito Jackson Queiroga, a  1ª Dama Jadete Maria, a  Articuladora Municipal do Selo Líssia Farrures, a Presidente do CMDCA e Mobilizadora do Eixo da Cultura   Aparecida Dias,Mobilizadores dos Eixos Temáticos Geovani Cavalcante e Djankley Lima (Esporte), Ienilton Gurgel (Meio Ambiente) e Estudantes/Professores dos Grupos de Estudo das Escolas da Zona Rural e Urbana,  membros da Comissão Municipal Pró-Selo  comissão (Representantes do Poder Público Municipal Secretários (as) e Técnicos(as): Sec. Mun. Educação e Cultura (SEMEC) Antonia Morais, Sec. Mun. da Saúde Pública (SMS) Edicarlos Dias, Sec. Mun. do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SEMTHAS) Laedna Dias, Sec. Mun. Esportes, do Turismo e do Lazer (SETUL) Thiago Escolástico, Téc. da SEMEC Aureni Sales, Téc. da SMS Leana Sales, Téc. da SEMTHAS Valter Batista, Téc. da SETUL Geovani Cavalcante. Representantes da Sociedade Civil e Conselhos Municipais: Antonia Benta CMAS, Antonio Dantas CMDCA, Francisco De Assis CT e representante do Poder Legislativo Célia Maria Queiroga). As inscrições no II Fórum totalizaram 96 participantes, todos os setores da sociedade foram convidados pelo CMDCA, o protocolo de recebimento do convite é um dos documentos que o CMDCA entrega ao mediador do Selo Unicef após o evento.
Comissão Municipal Pró-Selo Edição 2009-2012

 O evento realizado pela Prefeitura Municipal através da Comissão Municipal Pró-Selo e  Coordenado pelo Conselho  Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA,  teve como propósito a etapa final para avaliação do Eixo de Participação Social (Fóruns e eixos temáticos:  Educação para a Convivência com o Semiárido  Cultura e Identidade: Comunicação para a igualdade étnico-racial e Esporte e Cidadania ), O roteiro do Fórum é estabelecido pela metodologia do Selo UNICEF da seguinte forma: Abertura das Exposições dos Eixos Temáticos,1.Credenciamento dos participantes ( entre eles 25 delegados que avaliariam através de questionários do Selo UNICEF a realização das ações), 2. Café da Manhã, 3. Abertura Oficial, 4. Apresentação do Desdobramento do Plano de Ação (realizado pelo articulador(a) do Município mostrando o Plano de Ação Municipal construído a partir do 1º Fórum (2010) e seu desdobramento em relação a execução das ações previstas conforme o cronograma estabelecido), 5. Apresentação do Eixo Temático Educação para a Convivência com o Semiárido,  avaliação pelos delegados e recolhimento dos Formulários, 6.  Apresentação do Eixo Temático  Esporte e Cidadania, avaliação pelos delegados e recolhimento dos Formulários, 7.   Apresentação do Eixo Temático     Cultura e Identidade: Comunicação para a igualdade étnico-racial  avaliação pelos delegados e recolhimento dos Formulários, 8. Encerramento com entrega da documentação e dos produtos das ações (cds e dvds) a mediadora do Selo UNICEF e almoço.    

Após o Fórum a Mediadora Keluska Lima visitou a Casa da Cidadania onde funciona a sala dos Conselhos Municipais e o Conselho Tutelar, para preencher os formulários do Selo UNICEF e recolher cópias de documentos que comprovem a atuação dos mesmos. 
Apresentações culturais, grande participação popular e exposição das ações realizadas em prol da melhoria da qualidade de vida de das crianças e adolescentes marcaram o sucesso do II Fórum Comunitário Selo UNICEF Município Aprovado do município de Olho D’água do Borges, realizado  na Escola municipal Antônio Carlos de Paiva




 Paulo Moreira, Keluska Lima, Líssia Farrures e Carlos Benício.

o Selo UNICEF irá avaliar todos os Municípios finalistas da Campanha Pró-Selo daqui até novembro de 2012, o resultado está previsto para este mesmo mês. Até lá estamos na TORCIDA com sabor de ter feito tudo pelas Crianças e Adolescentes do nosso Município.
 Mais Imagens:

 
Aparecida Dias, Kananda Miéryca, Elifran Muniz e Marina Paiva - Apresentação Eixo Cultura e Identdade.
 
Livro:" Olho D'Água de Olho na Cultura e Identidade"

Presidente do CMDCA  e Articuladora participando de apresentação CULTURAL de Grupo de Dança dos trabalhos da Semana de Estudos da Cultura Afrodescendente da Esc. Mun. Antonio Carlos de Paiva.
Professor Geovani Cavalcante mobilizador do Esporte Cidadania na Zona Rural, Djankley Lima mobilizador do Esporte Cidadania na Zona Urbana, Paula, Natan, Renoi estudantes do GE,  e Rayner Rylker SMS.
Grupo de Danças AFRODESCENTES Escola Antonio Carlos de Paiva - Leonardo,Luana e Clécio Almeida
Sala Temática dos trabalhos do Eixo Educação para a Convivência com o Semiárido -  Coleta Seletiva
Alunos do GE do Esporte e Cidadania apresentado ações.
Presidente CMDCA apresentando seu trabalho como mobilizadora da Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-Racial.
Participantes do II Fórum, delegados com pastas personalizadas e acentos reservados para acompanhar as apresentações de perto.
Exposição Eixo Cultura
Fotos e Objetos com a história da Cultura e Identidade olhodáguense

Participar é construir e fazer parte da Cidadania. Parabés Olho D'Água do Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.