terça-feira, 5 de junho de 2012

É NOTÍCIA!!!


DEU NO BLOG DO RANIELE DIAS.
Parceria entre Prefeitura e Dorgival Dantas viabiliza comemorações das festividades juninas em Olho D'Água


Muito estão se falando sobre o cancelamento das festividades juninas de várias cidades do oeste, algumas muito tradicionais como: Portalegre, Rodolfo Fernandes, Riacho de Santana, Riacho da Cruz, Severiano Melo, Itaú e outras mais, tudo isso devido a forte estiagem de chuvas que atinge a região.
Na cidade de Olho D'água do Borges muito se falou sobre o eventual cancelamento do tradicional são joão, porém uma parceria entre Prefeitura municipal e Dorgival Dantas acabou viabilizando pelo menos um dia podendo chegar a dois de comemoração. Em conversa com o blogueiro Hugo Freitas o prefeito Jackson Queiroga foi enfático "estamos no lucro, muitas cidades nem terão festa". sobre as atrações até o momento temos confirmadas: Caninana do forró e caçula Benevidas, más ainda podem recorrer a outras.

ODBACONTECENDO COMENTA:

A situação realmente preocupa. Devido ao estado de emergência decretado pelos Municípios por causa do agravante período de estiagem, o Ministério Público orienta, que se o momento é de calamidade pública "festa nada". 
Um momento que entristece muitos atores sociais da cultura nordestina, assim como festejamos as tradições populares, reconhecemos a necessidade de garantir a subsistência no período da seca, pois é de nossa convivência com o semiárido atravessar dificuldades extremas por questões climáticas desfavoráveis a vida de homens, animais e plantas. Porém,  as fogueiras juninas também se apagarem é muito forte para o sertão. É tradição popular o   homem nordestino renovar a fé e esperança nos festejos sacros e profanos, com ruas enfeitadas, comidas típicas, danças folclóricas, foguetes e sanfonas. A festa da fartura, da colheita e da animação será silenciada, o nordeste no mês de junho não terá o céu alaranjado do claro das fogueiras, as quadrilhas juninas que se preparam desde o começo do ano não terão onde apresentar seus enredos. 
  A emoção toma conta de quem vive o São João como a principal referência da cultura nordestina, chega a despertar um pensamento que pode até parecer egoísta, afinal sem vida nem são joão há, mas chega a nos revoltar que o nosso estado de direito seja violado. E falando de Estado, onde está ele para preservar, controlar e fomentar os patrimônios da humanidade. Não deveria o Estado (refiro-me ao estado nacional e não ao territorial) estar pronto para situações como essa, afinal cada coisa no seu lugar, recursos da defesa civil uma coisa, recursos para cultura, entre outros, outra coisa.
  No entanto, este blog parabeniza iniciativas que venham sustentar qualquer forma de manter acesa as tradições juninas, como no caso de todo esforço que o Município de Olho D'Água  juntamente com os parceiros que tem se apresentado vem fazendo. E não sejamos pessimistas,o São João daqui sempre foi referência na região pela  animação do nosso povo, por isso acredito que será o primeiro São João feito pelo povo, e por conta disso, o melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.