terça-feira, 5 de junho de 2012

Municípios recebem Retroescavadeiras.


Associações agrícolas e agricultores familiares do Rio Grande do Norte participaram na manhã desta segunda-feira (04) de uma importante ação para desenvolver e melhorar as condições de vida no meio rural. A governadora Rosalba Ciarlini, em companhia do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregou 26 retroescavadeiras a municípios potiguares beneficiados pela 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e assinou o acordo para implantação da Rede Brasil e do Mutirão do Programa Nacional do Documento da Trabalhadora Rural no RN.
As retroescavadeiras foram entregues aos prefeitos presentes na solenidade,entre eles o Prefeito do Município de Olho D'Água do Borges Jackson Queiroga, e têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, auxiliando na recuperação de estradas vicinais, reduzindo os impactos da seca e ajudando na abertura de barragens, importantes para a convivência do homem do campo com a seca.
No evento ainda foram doados 14 títulos de terra por meio do convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, e o Governo Federal (Incra).
Ainda no evento foi assinado o acordo para a implantação da Rede Brasil Rural. A ferramenta foi criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. As compras coletivas ajudam a baratear o valor final dos insumos, reduzindo o custo de produção, tornando o produto final dos agricultores mais competitivos. Outro importante passo foi que o valor referente ao Garantia-Safra já foi depositado pelo Governo do Estado no valor de R$ 1,5 milhão e beneficiará 37 mil agricultores.
Participaram do evento, além da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro Pepe Vargas, o secretário Nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida; delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo Costa; superintendente Regional do Incra no RN, Valmir Alves; dos secretários de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales; da Seara, Rodrigo Fernandes; dos deputados federais Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra; do deputado estadual Fernando Mineiro, prefeitos de municípios do RN.
Texto baseado em Fonte: Heitor Gregório, Ranieri Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.