terça-feira, 20 de julho de 2010

Academia Pública Recebe Nova Demanda de Equipamentos

O município de Olho D'Água do Borges recebeu recentimente mais equipamentos para a Academia Pública. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde para concorrer a seleção do Ministério da Saúde voltado para promoção da saúde. A primeira proposta do município objetivava atender com um programa de atividade física Idosos e usuários do Hiperdia, na última portaria do MS concorremos com o objetivo de ampliar as atividades para atender o público jovem e de média idade.

Transportadora da Ziober desembarcando equipamentos.Simulador de Caminhada;Rotação Vertical e Horizontal; Simulador de Esquí.


Entrega da 2ª Remessa

Multiexercitador com 6 funções, Simulador de remada sentada

Bancos;Simulador de Cavalgada;Pressão de Perna.

Remada Sentada


A Responsável Técnica pelo Projeto Academia Pública e Professora Líssia Farrures (Graduada em Educação Física e Especialista em Fisiologia e Cinesiologia do Exercício), informa: "A Academia Pública estará completando 1 ano de funcionamento. Dentro do plano de ação estará acontecendo uma atualização dos cadastros de usuários". A partir do dia 25 de Agosto de 2010 os agentes de sáude estarão realizando em suas áreas atualização dos cadastros de idosos, hipertensos e diabéticos. O público jovem e comunidade em geral podem seguir outro procedimento, o qual segui de : procurar médico especialista ou clínico geral para fazer uma avaliação do estado de saúde, e através de um atestado encaminhar-se para a Academia Pública e inscrever-se com a Professora. Lembramos que além da prática de exercícios nos equipamentos físicos, nos dias: terça, quarta e quinta-feira acontecem aulas de ginástica com pesos livres e aeróbia nos seguintes horários: manhã - às 05:30 e tarde - às 17:30.

Entre os equipamentos adequiridos está o "JUMP", nome popular da cama elástica ou mini-trampolim bastante utilizada em aulas de ginástica.
"Jump" e/ou cama elástica para ginástica, minitrampolim.
CONHEÇA MAIS SOBRE O AERO JUMP- Uma aula pra lá de motivante...

- COMO UTILIZAR O EQUIPAMENTO:

*apoiá-lo em solo regular;

*verificar se os pés estão bem presos;

- PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA ANTES , DURANTE E APÓS A AULA:

*antes da aula é importante esvaziar a bexiga;

*alongar-se;

*durante a aula sempre se hidratar(MANTER UMA GARRAFINHA DE ÁGUA PRÓXIMO AO JUMP);

*usar roupas leves e calçado adequado (TÊNIS);

*pisar sempre no centro da cama elástica e sempre com a parte plantar do pé;

*manter os joelhos com uma pequena flexão e abdomen bem contraído;

*após a aula sempre descer do jump dando um passo para trás e executar saltidos no chão para readapta-se a uma superfície estável;

** O descaso com esses procedimentos podem ca

usar efeitos colaterais na prática do jump.

A AULA DE JUMP É UMA ATIVIDADE FÍSICA...

Que promove a melhora da aptidão física geral, através de coreografias executadas sobre uma superfície elástica com variação de ritmo e movimentos, de

forma intervalada, com baixo impacto, sendo seus benefícios considerados os mesmos que os alcançados pela prática regular dos exercícios aeróbios. Demanda um bom gasto energético em calorias, variando de pessoa para pessoa, alguns trabalhos científicos falam em gasto calórico de até 300 calorias por aula, contribuindo também com o processo de emagrecimento.

CONTRA-INDICAÇÕES DO JUMP:

* na literatura atual é contraindicado somente

para grávidas, pessoas com instabilidade articulares, sintomas de labinrintites. Lembrando que qualquer atividade física pode trazer danos à saúde, se executada de forma mal orientada, no caso do jump não é diferente. Através de avaliação de cada caso é que se pode melhor prescrer uma atividade e saber se ela é contraindicada.

Confira imagens das aulas de Aero jump na Academia Pública de Olho D'água do Borges/RN:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.