quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Emprego na indústria registra em agosto segunda alta consecutiva


O nível de emprego na indústria subiu 0,3% em agosto na comparação com o de julho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados hoje (8), trata-se da segunda alta consecutiva. Em relação ao mesmo período do ano passado, no entanto, houve queda de 6,7%, nono resultado negativo seguido. Com isso, o emprego industrial acumula desde o início do ano queda de 5,5% e de 3,5% nos 12 últimos meses.
De acordo com o levantamento, o contingente de trabalhadores diminuiu em agosto na comparação com o registrado no mesmo período de 2008 nas 14 áreas investigadas. As demissões superaram as contratações principalmente em São Paulo (-4,7%), Minas Gerais (-11,4%), na Região Norte e Centro-Oeste (-10,7%) e no Rio Grande do Sul (-9,1%).
Na análise por setores, o emprego industrial recuou especialmente em meios de transporte (-13,1%), máquinas e equipamentos (-12,4%), produtos de metal (-11,3%) e calçados e artigos de couro (-10,0%). As contratações superaram as demissões nos setores de papel e gráfica (7,1%) e fumo (2,4%).
O documento também revela que o valor da folha de pagamento dos trabalhadores do setor caiu 0,4% em relação ao do mês anterior e 6,2% na comparação com o de agosto de 2008. No ano, os rendimentos acumulam queda de 2,2%.
Já o número de horas pagas subiu 0,3% de julho para agosto. Em relação ao mesmo período do ano passado, no entanto, houve queda de 7%.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.