sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Melhor Idade em Ação

POR LÍSSIA FARRURES

Neste ultimo dia 1º de outubro, comemorou-se o Dia do Idoso, e para homenagear essa importante fase da vida, inaugurarei esta coluna falando sobre alguns benefícios da atividade física para a Pessoa Idosa.
O processo de renovação celular permite regeneração tecidual, o metabolismo das funções vitais, o condicionamento físico, dentre outros eventos fisiológicos são inerentes ao ser humano em todas as fases da vida. Mas o Idoso, alguns processos são comprometidos ou limitados, simplesmente pelo declínio progressivo da homeostase (equilíbrio) das funções orgânicas ou pela presença de doenças crônicas e agravos, sejam físicos ou psicológicos.
A diminuição da força pela redução da massa magra (músculo), o equilíbrio comprometido, os cinco sentidos abalados, a diminuição da massa óssea (osteoporose), a minimização dos líquido lubrificantes das articulações (artrites), a rigidez de alguns tecidos e estruturas (menos flexibilidades e artrose), disfunções respiratórias (dispnéias) e cardíacas (hipertensão arterial), disfunções metabólicas (dislipidemias e insulinemias), são alguns exemplos de complicações que incluem o idoso num grupo especial.
Um conjunto de ações multidisciplinares reduzem os efeitos do envelhecimento. A atividade física através de um programa de exercícios físicos adaptados para o Idoso de acordo com o estado de saúde deste, colaboram indiscutivelmente com a prevenção da evolução de doenças crônicas e outros agravos, melhorando o seu estado de saúde. Aumentando a capacidade de realizar suas AVDS (Atividades da Vida Diária) tornando-os mais independentes e estimando maior expectativa de vida.

AGITA MELHOR IDADE

A cidade melhor idade, foi pioneira no oeste potiguar a garantir e reforçar a importância da atividade física na melhor idade, ao implantar em agosto de 2009 a Academia Pública, que tem como objetivo atender o público alvo do Programa Hiperdia da Secretaria Municipal de Saúde para Diabéticos e Hipertensos, assim como o público da Melhor Idade. Os resultados esperados com o projeto já estão sendo alcançados. A Academia conta com uma equipe multidisciplinar de Profissionais da área da Saúde: Médicos, Educador Físico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares, e acompanhamento diários das atividades pelos Agentes Comunitários de Saúde:

Relaxamentos

Convivência Social X Bem-estar mental

Exercícios em aparelhos fixos

Ginasticas com materias alternativos

Sensação de liberdade e bem-estar

Caminhadas em áreas adaptadas na cidade

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE PARABENIZAR A EQUIPE DO BLOG PELA EXCELENTE COBERTURA, DE FATO ESTAMOS VENDO COISAS BOAS ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE. ACREDITO QUE NUNCA VIMOS UM CUIDADO TÃO GRANDE COM OS IDOSOS COMO AGORA.

    A LÍSSIA GOSTARIA DE DIZER QUE ELA ESTÁ DE PARABÉNS, SEMPRE QUE VOU A OLHO DAGUA VEJO O ESFORÇO DELA NA BUSCA DE MELHORIAS NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS COMO SOCIOCULTURAIS E ESPORTIVAS EM NOSSA COMUNIDADE.

    APROVEITEI QUE SEGUNDA FEIRA AQUI NA FACULDADE VOU APRESENTAR UM SEMINÁRIO DE GERONTOLOGIA E PESQUEI ALGUMAS FOTOS DSTA MATÉRIA E ENRIQUECÍ AINDA MAIS MEU CONTEÚDO, E AINDA DESTAQUEI O CUIDADO QUE AS SECRETARIAS DE ESPORTE, SAÚDE E DE AÇÃO SOCIAL ESTA DESENVOLVENDO NA MINHA QUERIDA TERRA.

    COM A EXPLANAÇÃO FEITA NA SALA DE AULA, DESPERTAREI COM CERTEZA O RESPEITO, ADMIRAÇÃO E O CARISMA DOS COLEGAS PARA COM A MINHA CIDADE.

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E ESPERAMOS QUE ESTE PROJETO, MANTENHA-SE POIS A SAÚDE NÃO É APENAS A AUSÊNCIA DA DOENÇA, MÁS SIM UMA MANEIRA DE VIVER USUFRUINDO DAS COISAS MARAVILHOSAS DA VIDA.

    HUGO FREITAS.

    ResponderExcluir

Odbacontecendo agradece sua visualização. Deixe seu comentário.